Páginas

Esmaltes 3Free? 5Free?

*Imagem: Internet

Atualmente, vemos muito no mercado dos esmaltes a expressão “3 Free” e as vezes até “5 Free”. Sabemos que essa expressão indica que o esmalte tem baixo potencial de causar alergia, sendo assim, hipoalergênico.
Os esmaltes 3Free são livres de DBP, formaldeído e tolueno e os 5Free, além desses componentes, também são livres de resina de formaldeído e cânfora. Essas duas últimas substâncias ainda podem ser encontradas nas fórmulas 3Free, pois são responsáveis pelo brilho e fixação do produto nas unhas.
Os esmaltes 5Free são recomendados para pessoas mais sensíveis, pois contém menos substâncias alergênicas.
Mas o que que são essas substâncias? O que elas causam?
Esses produtos são responsáveis por garantir a consistência, fixação, brilho e durabilidade dos esmaltes, porém são os causadores de alergia na composição. 
O tolueno é um tipo de solvente e também ajuda na secagem dos esmaltes, ele é um produto de baixo custo, porém penetra rapidamente nas vias respiratórias. 
O formol, ou formaldeído, é responsável pela durabilidade e fixação da cor do produto. Pode causar inchaço nos dedos, vermelhidão nos olhos e coceira na pele.
Para completar, o maior dos vilões dos esmaltes é o componente DBP (dibutilftalato), ele garante o brilho das cores, porém irrita os olhos, a pele e o sistema respiratório.
Entre os sintomas de alergia na aplicação dos esmaltes, os mais comuns são: inchaço nas pálpebras e descamação, vermelhidão e coceira nos locais do corpo em que passamos as mãos com maior frequência.
Só é possível saber se uma pessoa é alérgica fazendo um teste de contato com o produto, porém se há suspeita de alergia, o indicado é procurar um médico.
A falta desses componentes nos esmaltes, pode afetar a qualidade dos esmaltes, devido a importância das substâncias para a qualidade do produto, porém hoje já podemos encontrar no mercado várias opções de esmaltes 3Free ou 5Free com preço acessível e boa qualidade, pois as empresas estão investindo bastante em pesquisas, para buscar novos componentes que substituam esses componentes sem prejudicar na qualidade dos esmaltes.

Espero que tenham gostado das informações.

Vocês já usam esmaltes hipoalergênicos? O que têm achado deles?

Super beijo!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...